Processo Seletivo – Informações Gerais

O processo seletivo para ingressar no mestrado ou no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ ocorre uma vez por ano, sempre no segundo semestre. As pessoas interessadas em participar dessa seleção devem acessar periodicamente o nosso site a partir de agosto para saber qual será o período de inscrição. O edital de mestrado e doutorado com orientações que nortearão esse processo estará disponível nesta época

A cada ano os docentes informam o número de vagas que desejam abrir, mantendo a média de alunos entre 4 a 8, variação que contempla a disponibilidade de cada professor no momento e respeita os números indicados pela área de Psicologia da Capes. No ato da inscrição no processo seletivo, o/a candidato/a ao Programa já escolhe e se candidata para a vaga de seu/sua pretenso/a futuro/a orientador/a. Durante o processo seletivo é são possíveis indicações internas, quando o/a docente avalia que a proposta que lhe foi direcionada não se encaixa exatamente com sua linha de pesquisa e campo de interesse no momento. Nesse caso, se o/a candidato/a chega ao final do processo, é consultado/a sobre a troca, podendo optar por ficar com o/a novo/a orientador/a.

O edital de mestrado e doutorado com orientações que nortearão esse processo estará disponível nesta época. A seleção para mestrado é composta pelas seguintes etapas: apresentação de pré-projeto e currículo lattes comprovado, prova de conhecimento geral em Psicologia Social, prova de idioma (espanhol, francês ou inglês – basta escolher um) e entrevista. A prova de conhecimento deve ser realizada sem consulta e não há orientação bibliográfica por parte do Programa. A seleção para o doutorado é composta das seguintes etapas: apresentação de pré-projeto e currículo lattes comprovado, prova de idioma (espanhol, francês ou inglês – é preciso escolher dois ou pedir isenção e entrevista. Caso seja pedida isenção, deve-se comprovar aprovação em processo seletivo de mestrado ou proficiência através de conclusão de cursos de língua estrangeira, documentação que será avaliada pela comissão de seleção.

O Programa conta ainda com uma política de ação afirmativa, detalhada no edital que se baseia nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6959/2015, que dispõem sobre o sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação. O edital também fornece informações para alunos especiais, critérios para alocação de bolsas e provas de idiomas.

Acesse o link [Edital 2018 Doutorado  Edital 2018 Mestrado]

 

Programa de Pós-graduação em Psicologia Social

Coordenadora: Profª. Edna Lucia Tinoco Ponciano | Coordenadora Adjunta: Profª Deise Maria Leal Fernandes Mendes

ppgps.uerj@gmail.com – Tel: (21) 2334-0236 – Fax: (21) 2334-0216

Rua São Francisco Xavier, 524/10º andar, sala 10.009, bloco F – Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Psicologia UERJ